Oficinas e programação

PROGRAMAÇÃO BETIM-MG: 
Local: Projeto Árvore da Vida – Av. Duque de Caxias, 956 – Betim/MG


Oficina de fotografia com o celular - 16/09 das 08 às 18 horas 
composição de imagem, exercícios com celular das participantes, além de ensaio fotográfico feito pela nossa equipe: cessão de local

Oficina de arte a autoconhecimento - 17/09 das 08 às 18 horas
para iniciantes, trabalhamos com desenhos, colagens e outras artes e a ligação com nossos sentimentos e emoções
 
Oficina de percepção corporal - 18/09 das 09 às 14 horas 
Movimentos, respirações, para ampliar a percepção do próprio corpo, com base em posturas e dança (apenas para jovens do projeto Árvore da Vida)

Cineclube e debate - 18/09 às 17 horas 
Filmes de curta-metragem sobre personagens femininas
(apenas para jovens do projeto Árvore da Vida)

Evento de encerramento: exposição e apresentação artística - 19/09 das 16 às 17 horas 
Exposição fotográfica, com imagens produzidas pelas participantes das oficinas, entrega de certificados e apresentação do Samba da Januário, com artista local e banda.
(aberto ao público)


_____________________________________________________________________________

OFICINAS E AÇÕES REALIZADAS GRATUITAMENTE EM CAMPINAS:

Abertura da exposição de fotos: retratos das participantes da oficina de Arte e Autoconhecimento e registro dos trabalhos feitos por elas. Oficina ministrada por Izabel Magnani e Kora Prince, exposição com fotos de Ana Laura Cintra, diagramação de Gabi Perissinotto.

16/ago (quarta) às 14h - EMEF Maria de Fátima Faria Área- R. Paschoal Cúrcio, 94 - Jardim das Bandeiras 

Bate-papo empoderado: “A luta das mulheres por emancipação e o Judiciário: pensão alimentícia, divórcio e guarda o que podemos fazer?”, com Raquel Teixeira, advogada em Direito de Família e Trabalhista, militante em movimento de mulheres negras e o movimento político da cidade de Campinas.

25/ago (sexta) às 19h – Quilombo Íris de Jesus - R. Manoel Bombati, 287 - Jardim das Bandeiras 2, Campinas

26/ago (sábado) às 09h - Assentamento Milton Santos - Rua Terra Prometida n 61- Assentamento Milton Santos, Americana - SP (Estrada Ivo Macris - Americana / Paulínia)

Oficina de elaboração de projetos culturais: para artistas que querem organizar seus trabalhos, inscrever projetos em editais, realizar gestão de projetos, com Kora Prince, produtora cultural e arte-educadora, atua no Ideia Coletiva há 15 anos.

28/ago (segunda) das 13h às 16h – Sala Virtual


Sorteio de Consultoria Empreenda: para mulheres empreendedoras que precisam de uma direção para estruturar sua marca nas redes sociais, com Cintia Antunes e Lucas Franzoni, um casal que atua com design, foto e vídeo, especializados em marketing de relacionamento.


____________________________________________________________
OFICINAS REALIZADAS GRATUITAMENTE EM POUSO ALEGRE:

- 02/jun (sexta, das 13h às 21h) - oficina de percepção corporal
LOCAL: Casa Bem Viver - Rua Benedita Miranda Fróes, 130. Cidade Vergani

- 03/jun (sábado - das 08h às 18h) - oficina de arte e autoconhecimento
LOCAL: Estação Cidadania Cultura - Av. Pinto Cobra, 2015 - Santa Cecilia

- 04/jun (domingo - manhã e tarde - 08 às 18h) - oficina de fotografia com celular
LOCAL: Estação Cidadania Cultura - Av. Pinto Cobra, 2015 - Santa Cecilia







_________________________________________________________________________

Programação da 4ª edição - 2022:

- março: participação da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras, na Estação Cultura, promovida pela Prefeitura de Campinas

- março: realizada sessão de curtas-metragens no Museu da Imagem e do Som de Campinas

________________________________________________________________________

Programação do projeto EmPodera! 3ª edição - literatura feminina, realizada via ProAC Edital, em 2021, de forma on line:


Oficinas de arte, autoconhecimento e literatura para mulheres

Quando: segundas e quartas das 14h às 16h, 31 de maio, 02, 07 e 09 de junho (4 encontros no total), 20 vagas

Encontros on line, através do Google Meet (o link será enviado por whatsapp)
Sinopse: 
Oficina criativa para mulheres: momento para criar, trocar e ouvir com delicadeza.

A partir da leitura de trechos de livros escritos por mulheres, os encontros abordam assuntos como arte, autoconhecimento, empoderamento feminino, afetividade, identidade, conceito de feminino e masculino. Esses assuntos e as reflexões geradas são elaboradas por meio da expressão pessoal em desenhos, colagens e escrita criativa."
Materiais necessários: 
Folhas de sulfite, lápis, tesoura, cola, embalagens de papel. E se já tiver: lápis e canetas coloridas, giz de cera, revistas, outros papéis.

Arte-educadoras:

Izabel Magnani
Possui bacharel e licenciatura em Educação Artística (Unicamp) e pós-graduação lato sensu em Arteterapia (NAPE/FAVI). Atua como artista visual, arteterapeuta e arte-educadora. Em 2019, iniciou grupos de arteterapia para mulheres e atendimentos particulares. De 2009 a 2016, ministrou diversas oficinas culturais para crianças e jovens, em cidades do interior paulista por meio de projetos de incentivos fiscais, como Contos e Caraminholas (incentivo à leitura, via ProAC). 
Kora Prince
Graduada em Comunicação Social, pela UNESP, pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP, e Licenciatura em Artes, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, atua como produtora e coordenadora de projetos culturais e arte-educação na área de artes visuais e outras linguagens artísticas.  


Oficina de Prosa, Afeto e literatura para mulheres:

Quando: segundas e quintas das 09h30 às 11h, a partir de 03 de maio (12 encontros no total), 20 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet ou telefonemas (o link será enviado por whatsapp para as selecionadas)
Sinopse: 
Bate-papo com leituras de trechos de obras literárias escrita por mulheres e com relevância nos cenários nacionais e internacionais, os encontros discutem questões como livro/literatura, ficção/documentário, enredo/história, registro/memória/lembranças, mídias (livro físico, livro virtual, áudio livro, podcasts, etc), afetividade/identidade, feminino/masculino, feminismo, entre outros temas que perpassam as obras, estimulando o compartilhamento afetivo entre as(os) participantes.
 
Arte-educadores:
Fernanda Jannuzzelli
É atriz e palhaça, bacharel e mestra em Artes Cênicas pela Unicamp. Integrou, entre 2015 e 2018, o elenco do Circo de Teatro Tubinho, hoje, integra a Damião e Cia de Teatro, grupo de pesquisa e criação em teatro, com ênfase na tradição da comicidade popular e em sua reinvenção. Com o espetáculo “As Presepadas de Damião”, Fernanda ganhou os prêmios de “Melhor Atriz de Rua” do Festival Nacional de Teatro de Taubaté (2013) e “Melhor Atriz” do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (2014).
Guga Cacilhas
Graduado em Letras pela Unicamp, trabalha desde este ano nas áreas circense, teatral e literária. É membro do grupo circense Família Burg. Como Produtor, co-fundou e participou da coordenação do Espaço Cultural Semente entre 2003 e 2011, e atualmente participa do Coletivo Casarão. Organizou em 2015 o evento literário “Asa da Palavra”, participou do Sarau Sesc Campinas no Evento Cidade Ocupada, participou “Sarau da Dalva”, “Rachão Poético” promovido no Sesc Campinas. Arte-educador no projeto Jovem em Cena.


______________________________________________________________________________

Programação do projeto EmPodera! - cidade, realizado em fevereiro e março de 2021, aprovado pelo edital Ações em Rede, do Município de Campinas, via Lei Aldir Blanc: foram oferecidas 4 oficinas e 1 workshop (contrapartida), todas gratuitas:
 
1 - Oficina de fotografia com câmera de celular
Quando: segundas e quartas das 15h às 17h, de 01/mar a 17/mar, 6 encontros no total, 20 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet
 
Sinopse: Encontros e trocas sobre fotografia profissional e também com câmeras de celular, abordagem sobre composição de imagem, técnicas básicas, bate-papo sobre empoderamento, identidade, retratos e exercícios práticos.
Lista de materiais sugeridos: celular com bateria e espaço de memória.
 
Arte-educadora: Cintia Antunes
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Metrocamp Veris IBTA. Atua no coletivo de fotógrafas Carolinas, e é responsável pela cenografia e material gráfico das exposições. É design gráfica de projetos culturais desde 2012, destacando-se em seu portfólio projetos como Clique Jovem, Imagens Efêmeras e Jovem em Cena. Além do material gráfico atuou como responsável pela composição de cenográfica em projetos como Music&Mi, Festival Rock Radical e Performa – Festival de Dança Contemporânea, assim como em oficinas, como Câmera Clara – Oficina de Pinhole.
 
2 - Oficina percepção corporal (yoga)
Quando: terças e quintas, das 9h às 11h, de 23/fev a 11/mar - 6 encontros no total, 20 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet
 
Sinopse: Encontros e trocas com abordagem prática sobre percepção corporal e movimentos, respiração e alongamento (exercícios de Hatha Yoga), bate-papo sobre empoderamento, identidade, corpo, sensações, limites, equilíbrio, ciclos.
Lista de materiais sugeridos: roupas confortáveis, colchonete, caderno, caneta e lápis de cor.
 
Arte-educadora: Kora Prince
Pós-graduada em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP, com formação de professora de yoga pelo Instituto de Yogaterapia de Campinas. Atua como produtora e coordenadora de projetos culturais, arte-educação e formação de público. Produtora do projeto EmPodera! Desde 2017.
 
3 - Oficina Arte e Autoconhecimento: Mandalas e os Quatro Elementos
Quando: quartas e sextas das 14h às 16h, de 24/fev a 19/mar, 8 encontros no total, 10 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet
 
Sinopse: O objetivo dessa oficina é despertar o potencial criativo das participantes e oferecer maneiras de perceber como o trabalho artístico dialoga com nosso mundo interior. A inspiração dos trabalhos vem das particularidades dos quatro elementos (Terra, Água, Ar e Fogo), a técnica utilizada é a Colagem, que proporciona efeitos interessantes com material de fácil acesso, tendo como suporte a Mandala, que é um lugar propício para transformações.
 
Arte-educadora: Izabel Magnani
Bacharelado e licenciatura em Educação Artística (Unicamp) e pós-graduação lato sensu em Arteterapia (NAPE/FAVI). Atua como artista visual, arteterapeuta e arte-educadora. Em 2019, iniciou grupos de arteterapia para mulheres e atendimentos particulares. De 2009 a 2016, ministrou diversas oficinas culturais para crianças e jovens, em cidades do interior paulista por meio de projetos de incentivos fiscais, como Contos e Caraminholas.
 
4- Oficina de Customização: Criação de Personagens
Quando: quartas e sextas das 10h às 12h, de 24/fev a 12/mar, 6 encontros no total, 20 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet
 
Sinopse: Diferentes situações da vida requerem habilidades e características diversas para poder lidar com o que acontece interna e externamente. Nessa oficina, usamos o recurso de moodboard e técnica mista para criar protótipos de personagens, que terão ferramentas, acessórios, roupas, habilidades e características adequadas para enfrentar distintos cenários da vida. Por meio da arte e do lúdico embarcamos numa viagem de muita criatividade e conhecimento.
Arte-educadora: Izabel Magnani
 
5- Workshop de elaboração de projetos culturais
Quando: terças e quarta, das 9h às 11h, de 16/mar e 17/mar - 2 encontros no total, 30 vagas
Onde: aulas on line, através do Google Meet
 
Sinopse: Encontros sobre a elaboração de projetos culturais, formatação, orçamento, cronograma, gestão de projetos (registros, gestão financeira, equipes e parcerias)
Arte-educadora: Kora Prince


_______________________________________________________________________

Programação 2ª edição (2018):

oficina de fotografia e percepção corporal, 
além de exposição fotográfica na ONG Direito de Ser
_______________________________________________________________________ 

Programação 1ª edição (2017):

27/março - 14hSessão de curtas e debate na ETECAP
28 e 29/março - 13h: Oficina de fotografia na ONG CEDAP
29/março - 19h30: Sessão de curtas e debate, no Ponto de Cultura Ibaô
03/abril - 14h: Sessão de curtas e debate no CEU Esperança
04 e 05/abril - 13hOficina de fotografia no CEU Esperança
05/abril a 17/maio - quartas-feiras - 19h: Oficina de dança e percepção corporal na Estação Cultura
10 e 11/abril - 14h: Oficina de fotografia, no Ponto de Cultura Ibaô
17/abril - 19h: Oficina de empreendedorismo feminino no Ideia Coletiva
24/abril: Bate-papo sobre segurança da mulher na internet, no cursinho popular Dandara dos Palmares

_________________________________________________________________________________

Programação 2ª edição (2018):

25/maio - 9h: workshop de percepção corporal e yoga na ONG Direito de Ser

08/junho - 9h: workshop de fotografia na ONG Direito de Ser