Projeto EmPodera! chega a Betim com atividades gratuitas para mulheres

  Inscrições podem ser feitas de 01 a 12/set para as oficinas de autoconhecimento e fotografia

Betim recebe neste mês de setembro oficinas gratuitas do Projeto EmPodera! As atividades buscam despertar o interesse das mulheres sobre o autoconhecimento, a percepção corporal e a fotografia. As inscrições podem ser feitas de 01 a 10/09 pela página www.projetoempodera.blogspot.com. As oficinas são gratuitas, serão realizadas no Projeto Árvore da Vida e acontecem entre os dias 16 e 18 de setembro. No dia 19/09, haverá o evento especial de encerramento, com a exposição das fotos feitas pelas participantes. Neste dia, também haverá a entrega dos certificados e uma roda de samba com Fran Januário.


Empoderar. Verbo transitivo direto e pronominal. A definição linguística desta palavra ajuda no significado prático dela, que seria dar poder a alguém ou adquirir. E é justamente esse o objetivo do projeto EmPodera!, ao despertar, por meio da arte, a compreensão das mulheres sobre os próprios sentimentos e as emoções, podendo expressá-los de maneira genuína e singular. “A oficina de arte e autoconhecimento propõe exercícios de criatividade e autopercepção, para que possamos compreender nossos sentimentos e emoções”, explica a arte-educadora Bel Magnani, responsável por essa oficina.




As oficinas de Arte e Autoconhecimento e a Oficina de Fotografia buscam atuar nas conexões dentro de cada mulher e com outras mulheres, fazendo com que as participantes percebam suas emoções, despertem sua criatividade e se expressem por meio da arte. “O processo de autoconhecimento e empoderamento exige conexão com o corpo, com a imagem, com a expressão de cada mulher.”, pontua Kora Prince, arte-educadora.

As participantes farão fotos usando câmeras de celular. Haverá também a exibição de filmes, seguida de debate, com a temática do empoderamento feminino. As atividades serão realizadas no Projeto Árvore da Vida. Ao final das atividades, as participantes receberão um certificado de participação nas oficinas e poderão expor as fotografias feitas ao longo do curso.

O EmPodera! nasceu em 2016 com o objetivo de realizar ações de formação, produção e difusão artística com a temática do empoderamento feminino. É um projeto cultural realizado pelo Instituto Ideia Coletiva e nessa edição conta executado via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocinado pelo Grupo Sada, com parceria do Projeto Árvore da Vida e da AFAF Consultoria em Incentivos.

 

Programação:

Oficina de fotografia com o celular - 16/09 das 08 às 18 horas

Oficina de arte a autoconhecimento - 17/09 das 08 às 18 horas

Oficina de percepção corporal - 18/09 das 09 às 14 horas

Cineclube e debate - 18/09 às 17 horas

Evento de encerramento - 19/09 das 16 às 17 horas

Local: Projeto Árvore da Vida – Av. Duque de Caxias, 956 – Betim/MG