5ª edição do Projeto EmPodera! chega a Pouso Alegre em junho

 Oficinas de autoconhecimento, percepção corporal e fotografia estão entre os destaques desta edição; inscrições já estão abertas

 Empoderar. Verbo transitivo direto e pronominal. A definição linguística desta palavra ajuda no significado prático dela, que seria dar poder a alguém ou adquirir. E é justamente esse o objetivo do projeto EmPodera!, que chega na 5ª edição contemplando as mulheres de Pouso Alegre, entre os dias 1º e 04 de junho, com oficinas totalmente gratuitas de autoconhecimento, percepção corporal e fotografia.

O objetivo do projeto é despertar, por meio da arte, a compreensão das mulheres sobre os próprios sentimentos e as emoções, podendo expressá-los de maneira genuína e singular. “A oficina de arte e autoconhecimento propõe exercícios de criatividade e autopercepção, para que possamos compreender nossos sentimentos e emoções”, explica a arte-educadora Bel Magnani, responsável por essa oficina.

O autoconhecimento é o que nos conecta com o poder intrínseco ao ser humano e nos permite tomar posse dele. E é nesse contexto que oficina de percepção corporal busca atuar, fazendo com que as mulheres percebam o seu corpo e a sua integridade. “O processo de autoconhecimento e empoderamento exige conexão com o corpo. Precisamos compreender a nossa linguagem corporal parar termos total domínio dela”, pontua Kora Prince, arte-educadora responsável por essa oficina.

O projeto EmPodera também vai oferecer oficina de fotografia com o celular e promover a exibição de filmes, seguida de debate, com a temática do empoderamento feminino. As atividades serão realizadas na Casa Bem Viver e na Estação Cidadania Cultura. Ao final do projeto, as participantes receberão um certificado de participação nas oficinas e poderão expor as fotografias feitas ao longo do curso.

O EmPodera! nasceu em 2016 com o objetivo de realizar ações de formação, produção e difusão artística com a temática do empoderamento feminino. É um projeto cultural realizado pelo Instituto Ideia Coletiva e nessa edição conta executado via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocinado pelo Grupo Sada e apoiado pela Casa Bem Viver, ACIPA Mulher, Negócios para elas e pela Secretaria de Cultura de Pouso Alegre.

 Programação:

 Exibição e debate de filmes com temática de empoderamento feminino

Data: 01/06

Horário: às 19 horas  

Local: Casa Bem Viver - Rua Benedita Miranda Fróes, 130. Cidade Vergani

 

Oficina de percepção corporal

Data: 02/06

Horário: das 13 às 21 horas

Local: Casa Bem Viver - Rua Benedita Miranda Fróes, 130. Cidade Vergani

 

Oficina de arte e autoconhecimento

Data: 03/06

Horário:  das 08 às 18 horas

Local: Estação Cidadania Cultura - Av. Pinto Cobra, 2015 - Santa Cecilia – Sala Multiuso 

 

Oficina de fotografia com celular

Data: 04/06

Horário: das 08 às 18 horas

Local: Estação Cidadania Cultura - Av. Pinto Cobra, 2015 - Santa Cecilia – Cineteatro e áreas externas