Mostra - exposições e filmes

Exposição fotográfica - Etapa Pouso Alegre, 2023


Audiodescrição: Link para audiodescrição


Exposição fotográfica - Etapa Betim, 2023


Audiodescrição: Link da audiodescrição

 

_________________________________________________________

Mostra - a partir de 26/nos, às 16h

Contação de histórias criadas a partir dos encontros realizados durante a oficina Prosa, Afeto e Literatura no link www.youtube.com/c/IdeiaColetivaCultura

"Princesa Begônia"

Sinopse: A palhaça Begônia (Fernanda Januzzelli) resolveu virar contadora de histórias (será por causa da pandemia ou da crise financeira?) e as histórias de princesa não sairão incólumes da revolta da palhaça!  (classificação livre)


"Marcela, Márcia e Laura" 

Sinopse: Mulheres vêm nos dizer quem elas são. Mulheres vem nos contar situações de abuso. Elas são singulares e são todas as mulheres. E são escritoras incríveis.  (+18)

"Virgínia"
Sinopse: Virgínia_351 atrai milhares de seguidores nas redes com suas provocações, enquanto a  dona do perfil Virgínia_351 é uma mãe solo que enfrenta o dia-a-dia da falta de dinheiro, do machismo e do medo da violência.


"Irene"

Sinopse: Entrelaçando vida, afetos e escrita vamos alinhavando os olhares de três mulheres diferentes. Por trás da palavra poética, relações diversas com a escrita: a  literatura como profissão, a busca por ocupar espaços literários, a escrita somente para si mesma... e sempre a beleza da expressão íntima e profunda através da palavra.


"Vanessa, Thaís e Mitze"

Sinopse: A visita às memórias da infância revelam imagens ao mesmo tempo poderosas e despretensiosas. Uma vizinha acolhedora, uma brincadeira no barranco, o ritual do aniversário.  Experiências singelas adquirem, anos mais tarde, com a maturidade, infinitos matizes poéticos e múltiplos sentidos.

 
Encontro com Sarau da Dalva - dia 27/nov, às 16h

Encontro virtual com as escritoras campineiras Josiane Giacomini, Fabíola Rodrigues e Gabriella Zanardi, com a mediação de Maraísa Raquel da Silva e Isadora Fernanda da Silva, produção de Rafa Carvalho no link www.youtube.com/c/EncruzilhadaEstrelaDalva

Sobre o Sarau da Dalva:

Sarau de Poesia, Literatura e Artes Integradas, com microfone aberto, participação livre e gratuita. Acontecendo tradicionalmente na 2ª quarta-feira de cada mês, desde 2014, no Bar do Manoel, à composição de um espaço que se levanta como Centro Comunitário de Convivência e Resistência Cultural, por alternativas de acesso, formação e transformação social pela arte e o convívio, na zona leste de Campinas. Idealizado por Rafa Carvalho a ação se soma a outras tantas, com a mesma finalidade sociocultural, num conjunto de práticas que já se estende há 11 anos, sendo tudo hoje organizado pelo coletivo Encruzilhada Estrela Dalva, composto principalmente por jovens da região, de uma geração já afetada pelas primeiras ações do projeto. Com a pandemia, todas as ações presenciais foram suspensas, mas o coletivo se manteve ativo no acompanhamento das demandas da comunidade, e o sarau vem se desdobrando em eventos pontuais, adaptados ao formato digital.




_______________________________________________________________________________

EDIÇÃO EmPodera! cidade - 2021 - Campinas

O “EmPodera! – cidade” foi realizado de janeiro a abril de 2021, via edital Ações em Rede do Município de Campinas, pela Lei Aldir Blanc. 

Em fevereiro e março, realizou ações on line, oferecendo gratuitamente oficina de fotografia, oficina percepção corporal, oficina de arte e autoconhecimento e oficina de customização, além de outras ações como o workshop de elaboração de projetos culturais e a seleção de 2 apresentações de artistas locais, em vídeo.

O encerramento do projeto, sendo adaptado para o momento da pandemia, é a criação de um livreto, com os materiais produzidos pelas participantes dessas quatro oficinas, além da divulgação das duas vídeo-apresentações selecionadas:

Mirna Rolim Oliveira, com a contação de história “Nascente”

Sinopse: Inspirado no disco “Quinteto Armorial” do grupo de mesmo nome, “Nascente” foi o primeiro de uma série de contos escritos pela contadora de histórias, cantora e escritora Mirna Rolim, a partir da escuta de discos de música instrumental. Nascente é um conto de origem. Origem das dualidades e inteirezas da gente. A história de uma mulher que todos os dias fazia o sol nascer e que um dia permitiu-se parir e nascer-se a si mesma. É também um conto de libertação, e um convite para enxergar-se com outros olhos, clarear os escuros e deixa-los parir ideias. Sejam bem vindos à nascente deste rio, que nasce e deságua no começo de tudo!

Lais Rodriguez Cardamoni Miola, com a performance “A insustentável independência do ser”

Sinopse: Entre os extremos da dependência e da independência traça-se uma corda bamba, uma linha fina e tênue do que se torna insustentável. O quanto de demandas damos conta, seriam elas infinitas? Quais insustentáveis papéis temos de performar como mulheres em nossa sociedade atual? Como a arte permeia tudo isso?

Livro da colheita
fotos, desenhos e textos das participantes das oficinas, confira no link abaixo:



Ficha técnica:

Produtora e arte-educadora: Kora Prince

Arte-educadora e designer: Cintia Antunes

Arte-educadora: Izabel Magnani

Apoio: Instituto Ideia Coletiva, Mari Atauri, Roberto Limberger, Nandê Caetano, Ana Rondão

Artistas selecionadas – apresentações em vídeo: Mirna Rolim e Lais Rodriguez

Edição de making fo: Gabi Perissinoto

Tradução em LIBRAS: Amanda Ballarin

Assessoria de imprensa e mídias sociais: Ana Luisa de Oliveira e Tiago Gonçalves

Agradecimentos: 

Sandra Peres e equipe da Secretaria de Cultura de Campinas, membros do Conselho  e do Fórum de Cultura de Campinas


____________________________________________________________________________

Seleção de apresentações artísticas (em vídeo):

O projeto agradece a todas as artistas que enviaram seus trabalhos para o projeto. Foram 21 inscrições em diversas linguagens artísticas, mas somente duas apresentações foram selecionadas e receberão cachê para divulgação nas redes virtuais do projeto, conforme o regulamento, levando em consideração a temática, diversidade da linguagem, duração e qualidade do material audiovisual enviado. Os trabalhos selecionados serão divulgados em abril no site e rede social do projeto.Os outros trabalhos possuem qualidade artística, estética, criatividade e estão ligadas ao empoderamento feminino. A equipe parabeniza as produções artísticas de:

Alessandra Ribeiro, Iara Lage - Coordenadora do Baque Mulher de Campinas e Fernanda do Nascimento Cintra, na área de cultura popular

Mariana Rodrigues Maekawa, Cintia Birocchi  e Lia Moutinho Farias, na área de artes cênicas e circo

Cibele Ribeiro, Helena Figueira, María de losÁngeles Galván Tobares, Andrea Aparecida De Jesus Mendes, nas áreas de performance e videodança 

Débora Costanzo Jesus e Mariel Azoubel, na área de audiovisual e performance

Grupo Otaku No Ie e Luciana Mizutani na área de contação de história e áudio

Duo Flor de Maracujá e Bianca Lucia Martins Lopes e Flávia Tamiris - "As Bê", na área de música

Sheila Sanches e Coletiva Nenauá e Clara Tomie Yamasaki Heider Rodriguez, na área de música e dança